Prática de governança, difundida pelas empresas S/As, com o propósito de facilitar o acesso à informação pelos acionistas da atual situação econômica e financeira da empresa, bem como as perspectivas de ela alcançar resultados consistentes no curto e longo prazo.

O relatório de análise de empresa é elaborado com base na análise conjunta das demonstrações financeiras: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração de Resultado (DRE) e Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC).

Esses relatórios formam um trio essencial, que interage entre si, para gerar informações econômicas e financeiras indispensáveis para a tomada de decisão dos administradores executivos.

Fonte: Livro Gestão Financeira editado pela da Qtotal (2021, p. 89)

O relatório se concentra em informações relevantes que demonstram a consistência dos resultados, bem como os riscos que a empresa pode estar exposta em função do desempenho que vem obtendo. Aspectos como: análise de perfil; vendas; margem bruta, operacional e líquida; geração de caixa; lucratividade; rentabilidade; liquidez; estrutura de capital entre outras análises comparativas e de tendências.